Curiosidades sobre o "mundo de Escher"


Mauritis Cornelis Escher nasceu em Leewarden, Holanda, a 17 de Junho de 1898.e morreu em Março de 1972.
Foi na Holanda que teve a sua formação artística, com maior destaque para o período 1919-1922 onde estudou na “School for Architecture and Decorative Arts” em Harlem. Também viveu em Itália, Suíça e Bélgica e viajou por diversos países, nomeadamente França e Espanha.
Escher foi reconhecido pelos seus trabalhos, onde representa ilusões, edifícios impossíveis e padrões repetitivos. Em diversas das suas obras um olhar mais atento vai certamente revelar pormenores que à primeira vista passam despercebidos.

Escher criou alguns dos desenhos intelectualmente mais estimulantes de todos os tempos. Muitos deles têm origem em paradoxos, ilusões ou duplos sentidos. Os matemáticos estiveram entre os primeiros admiradores dos desenhos de Escher, o que é compreensível, uma vez que estes se baseiam, com frequência, em princípios matemáticos de simetria ou de padrões... Mas nos desenhos típicos de Escher há muito mais do que apenas simetria ou padrão; existe muitas vezes uma ideia subjacente realizada de forma artística.”

As figuras representam alguns desenhos do artista holandês M. C: Escher:








3 comentários: